Nossa consciência do objetivo superior do vegetarianismo começa ao percorrermos os corredores do supermercado selecionando os alimentos que ofereceremos a Krsna. No Bhagavad-gíta, o Senhor Krsna declara que todos os alimentos podem ser qualificados conforme os três modos da natureza material — bondade, paixão e ignorância. Produtos lácteos, doces naturais, vegetais, frutas, nozes e cereais são alimentos no modo da bondade e podem ser oferecidos a Krsna. Como regra geral, os alimentos. nos modos da paixão e ignorância não são oferecíveis a Krsna, que diz no Gita que estes comestíveis “causam dor, tristeza e doença” e são “podres, decompostos e impuros”. Como se pode deduzir, carne, peixe e ovos são alimentos nos modos inferiores. Mas há também uns poucos artigos vegetarianos que são classificados nos modos inferiores — alho e cebola, por exemplo, não devem ser oferecidos a Krsna. (Hing, às vezes chamado assafétida, é um substituto aceitável na culinária védica e se encontra em lojas de especialidades orientais e indianas). Café e chás que contém cafeína também estão nos modos inferiores.
Se você gosta deste tipo de bebida, compre café descafeinado e chás de ervas.
Ao fazer compras, você deve saber que poderá encontrar produtos de carne, peixe e ovos misturados com outros alimentos; por isso não deixe de estudar cuidadosamente os rótulos. Por exemplo, algumas marcas de iogurte e requeijão contem gelatina, que é preparado com os chifres, cascos e ossos de animais mortos.
No preparo do alimento, limpeza é o principie mais importante. Nada impuro deve ser oferecido a Deus, então conserve bem limpa a área de serviço de sua cozinha. Sempre lave completamente as mãos antes de preparar os alimentos. Enquanto prepara, não experimente a comida, porque você não está cozinhando só para você, mas para o prazer de Krsna,: que deve ser o primeiro a saboreá-la. Disponha porções da comida em louça especial para este fim; ninguém senão o Senhor deve comer nesses pratos. A forma de oferenda mais simples é dizer simplesmente “Meu querido Senhor Krsna, por favor, aceite este alimento”.
Lembre-se que a verdadeira finalidade disto é mostrar sua devoção e gratidão ao Senhor; o próprio alimento que você está oferecendo é secundário. Krsna aceita o sentimento devocional. Deus é completo em Si mesmo: Ele não precisa de nada. Nossa oferenda é apenas um meio de mostrarmos nosso amor e gratidão a Ele. Em seguida é oferenda, a pessoa deve cantar por alguns minutos o mantra Hare Krsna:
Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare
Então, pode-se servir a prasada. Tente apreciar a qualidade espiritual da prasada lembrando que, por Krsna tê-la aceitado, ela não é diferente de Krsna e comendo-a a pessoa se purifica.
Tudo o que é oferecido em seu altar se torna prasada, a misericórdia do Senhor. Restos de flores, incenso, água e comida — tudo o que se oferece para o prazer do Senhor se torna espiritualizado.
O Senhor entra nas oferendas, e os restos desta oferenda são diretamente a próprio Senhor. Portanto você não só deve respeitar profundamente as coisas que Lhe ofereceu, mas deve distribui4as aos outros. Esta distribuição de prasada a misericórdia do Senhor, é uma parte essencial da adoração à Deidade.
E, se não tenho um tenho um templo por perto e quero simplesmente oferecer um lanchinho caseiro? (que seja completamente de bondade, é claro)
ResponderExcluirobrigada se for possível responder e fico grata por toda a informação que dispõe a expor e explicar!
Até onde eu sei voce pode imprimir uma fotinha de Krishna e isso ja basta para ser o seu altar. O que importa é o seu amor ao oferecer, voce pode até oferecer imaginando estar oferecendo seu alimento para o altar do templo tambem.
ExcluirExcelente
ResponderExcluir