sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como preparar e oferecer prasada



Nossa consciência do objetivo superior do vegetarianismo começa ao percorrermos os corredores do supermercado selecionando os alimentos que ofereceremos a Krsna. No Bhagavad-gíta, o Senhor Krsna declara que todos os alimentos podem ser qualificados conforme os três modos da natureza material — bondade, paixão e ignorância. Produtos lácteos, doces naturais, vegetais, frutas, nozes e cereais são alimentos no modo da bondade e podem ser oferecidos a Krsna. Como regra geral, os alimentos. nos modos da paixão e ignorância não são oferecíveis a Krsna, que diz no Gita que estes comestíveis “causam dor, tristeza e doença” e são “podres, decompostos e impuros”. Como se pode deduzir, carne, peixe e ovos são alimentos nos modos inferiores. Mas há também uns poucos artigos vegetarianos que são classificados nos modos inferiores — alho e cebola, por exemplo, não devem ser oferecidos a Krsna. (Hing, às vezes chamado assafétida, é um substituto aceitável na culinária védica e se encontra em lojas de especialidades orientais e indianas). Café e chás que contém cafeína também estão nos modos inferiores.

Se você gosta deste tipo de bebida, compre café descafeinado e chás de ervas.

Ao fazer compras, você deve saber que poderá encontrar produtos de carne, peixe e ovos misturados com outros alimentos; por isso não deixe de estudar cuidadosamente os rótulos. Por exemplo, algumas marcas de iogurte e requeijão contem gelatina, que é preparado com os chifres, cascos e ossos de animais mortos.

No preparo do alimento, limpeza é o principie mais importante. Nada impuro deve ser oferecido a Deus, então conserve bem limpa a área de serviço de sua cozinha. Sempre lave completamente as mãos antes de preparar os alimentos. Enquanto prepara, não experimente a comida, porque você não está cozinhando só para você, mas para o prazer de Krsna,: que deve ser o primeiro a saboreá-la. Disponha porções da comida em louça especial para este fim; ninguém senão o Senhor deve comer nesses pratos. A forma de oferenda mais simples é dizer simplesmente “Meu querido Senhor Krsna, por favor, aceite este alimento”.

Lembre-se que a verdadeira finalidade disto é mostrar sua devoção e gratidão ao Senhor; o próprio alimento que você está oferecendo é secundário. Krsna aceita o sentimento devocional. Deus é completo em Si mesmo: Ele não precisa de nada. Nossa oferenda é apenas um meio de mostrarmos nosso amor e gratidão a Ele. Em seguida é oferenda, a pessoa deve cantar por alguns minutos o mantra Hare Krsna:

Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

Então, pode-se servir a prasada. Tente apreciar a qualidade espiritual da prasada lembrando que, por Krsna tê-la aceitado, ela não é diferente de Krsna e comendo-a a pessoa se purifica.

Tudo o que é oferecido em seu altar se torna prasada, a misericórdia do Senhor. Restos de flores, incenso, água e comida — tudo o que se oferece para o prazer do Senhor se torna espiritualizado.

O Senhor entra nas oferendas, e os restos desta oferenda são diretamente a próprio Senhor. Portanto você não só deve respeitar profundamente as coisas que Lhe ofereceu, mas deve distribui4as aos outros. Esta distribuição de prasada a misericórdia do Senhor, é uma parte essencial da adoração à Deidade.

3 comentários:

  1. E, se não tenho um tenho um templo por perto e quero simplesmente oferecer um lanchinho caseiro? (que seja completamente de bondade, é claro)
    obrigada se for possível responder e fico grata por toda a informação que dispõe a expor e explicar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei voce pode imprimir uma fotinha de Krishna e isso ja basta para ser o seu altar. O que importa é o seu amor ao oferecer, voce pode até oferecer imaginando estar oferecendo seu alimento para o altar do templo tambem.

      Excluir

हरे कृष्णा हरे कृष्णा = hare krsna hare krsna
कृष्णा कृष्णा हरे हरे = krsna krsna hare hare
हरे राम हरे राम = hare rama hare rama
राम राम हरे हरे = rama rama hare hare
Sri Guru-carana-padma

Os pés de lótus de Sri Guru

Srila Narottama dasa Thakura


sri guru-carana-padma, kevala bhakti-sadma

vando mui savadhana mate

jahara prasade bhai, e bhava toriya jai

krsna-prapti hoya jaha ha’te


Os pés de lótus de Sri Gurudeva são o depósito de riquezas de sri, prema-bhakti imaculada por Krsna. Mui cuidadosamente adoro e sirvo estes pés de lótus (gurupada padma). Por sua misericórdia, ó irmão, qualquer um pode atravessar este vasto oceano de miséria e alcançar os pés de lótus de Sri Krsna.


guru-mukha-padma-vakya, cittete koriya aikya

ara na koriho mane asa

sri guru-carane rati, ei se uttama gati

je prasade pure sarva asa



Ele me concede a dádiva da visão transcendental e ilumina o meu coração com conhecimento transcendental. Ele é meu mestre nascimento após nascimento. Dele emana prAs palavras que emanam da boca de lótus de Sri Gurudeva devem ser abraçadas dentro do coração. Nenhuma aspiração, além de suas palavras, deve lá entrar porque suas instruções conduzem-nos ao objetivo mais elevado – rati, ou apego aos seus pés de lótus. Por sua graça, todos nossos desejos por perfeição espiritual são satisfeitos.


caksu-dana dila jei, janme janme prabhu sei

divya-jñana hrde prakasito

prema-bhakti jaha hoite, avidya vinasa jate

vede gaya jahara carito

ema-bhakti, amorosa devoção divina, pela qual a ignorância é destruída. As escrituras védicas cantam o seu caráter.


sri guru karuna-sindhu, adhama janara bandhu

lokanatha lokera jivana

ha ha prabhu koro doya, deha more pada-chaya

tuwa pade lainu sarana

(ebe jasa ghusuka tribhuvana)

Sri Gurudeva é o oceano de misericórdia, o maior amigo dos desamparados, a vida e alma de todos! Ó mestre, seja misericordioso! Ai de mim! Ó Gurudeva, dê-me sombra aos seus pés de lótus – pois a eles me rendi.
Sua fama se espalhará por todo os três mundos).


JAYA SRILA PRABHUPADA