sexta-feira, 24 de julho de 2009

Consciência de Krsna no lar




Vida simples, pensamento elevado deixa clara quão importante é para todos a prática da consciência de Krsna, serviço devocional ao Senhor Krsna. Naturalmente, viver na companhia dos devotos de Krsna num templo ou asrama torna mais fácil a prática do serviço devocional. Porém, se você for determinado, poderá seguir em casa as ensinamentos da consciência de Krsna e assim trazer a seu lar uma atmosfera espiritual.

A finalidade deste capitulo é mostrar que é possíve1 e benéfico praticar a consciência de Krsna em sua vida diária, enquanto você vive e trabalha fora de um templo ou asrama. A consciência de Krsna depende de você seguir os princípios de bhakti-yoga em todas as suas atividades. Naturalmente, viver em associação com os devotos torna mais fácil praticar o serviço devocional, mas, se você está determinado, pode seguir os ensinamentos do Senhor Krsna e do mestre espiritual em sua casa e assim transformá-la num templo de Krsna. De fato, se você seguir séria e constantemente a orientação do mestre espiritual, você afinal estará qualificado para aceitar a iniciação.

A vida espiritual, como a vida material, quer dizer atividade prática. A diferença é que as atividades materiais são feitas por capricho, enquanto as atividades espirituais são reguladas e controladas pelas escrituras e pelo mestre espiritual. Krsna declara no Bhagavad-gíta que a pessoa não pode alcançar a felicidade nem o destino supremo da vida, i.e., voltar para o Supremo, voltar para o Senhor Krsna, se ela não seguir os preceitos das escrituras. Os preceitos das escrituras são traduzidos em ocupações práticas no serviço ao Senhor por um mestre espiritual genuíno. De fato, o principio básico na vida espiritual é aceitar a orientação de um mestre espiritual e seguir suas instruções como a vida e alma. Sem seguirmos as instruções de um mestre espiritual que esteja numa corrente autorizada de sucessão discipular, não podemos progredir espiritualmente. Os princípios apresentados neste capitulo são antiquíssimas práticas de bhakti-yoga conforme foram dadas por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

A finalidade do conhecimento espiritual é nos trazer para mais perto de Deus ou Krsna. Krsna diz no Bhagavad-gíta (18.55) que bhaktya mam abhijanati: “Eu só posso ser conhecido pelo serviço devocional”. O conhecimento nos guia na ação apropriada. O conhecimento espiritual nos dirige a satisfazer os desejos de Krsna através de ocupações práticas no serviço amoroso a Ele. Sem aplicação prática, o conhecimento espiritual tem pouca validade. O conhecimento espiritual é para nos dirigir em todos os aspectos da vida. Devemos nos esforçar para reorganizar nossas vidas de modo a seguir os ensinamentos de Krsna tanto quanto possível. Tente fazer o melhor que pode, fazer mais do que é simplesmente conveniente em sua situação presente. Deste modo, é possível viver dentro deste mundo material sem ser afetado por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

हरे कृष्णा हरे कृष्णा = hare krsna hare krsna
कृष्णा कृष्णा हरे हरे = krsna krsna hare hare
हरे राम हरे राम = hare rama hare rama
राम राम हरे हरे = rama rama hare hare
Sri Guru-carana-padma

Os pés de lótus de Sri Guru

Srila Narottama dasa Thakura


sri guru-carana-padma, kevala bhakti-sadma

vando mui savadhana mate

jahara prasade bhai, e bhava toriya jai

krsna-prapti hoya jaha ha’te


Os pés de lótus de Sri Gurudeva são o depósito de riquezas de sri, prema-bhakti imaculada por Krsna. Mui cuidadosamente adoro e sirvo estes pés de lótus (gurupada padma). Por sua misericórdia, ó irmão, qualquer um pode atravessar este vasto oceano de miséria e alcançar os pés de lótus de Sri Krsna.


guru-mukha-padma-vakya, cittete koriya aikya

ara na koriho mane asa

sri guru-carane rati, ei se uttama gati

je prasade pure sarva asa



Ele me concede a dádiva da visão transcendental e ilumina o meu coração com conhecimento transcendental. Ele é meu mestre nascimento após nascimento. Dele emana prAs palavras que emanam da boca de lótus de Sri Gurudeva devem ser abraçadas dentro do coração. Nenhuma aspiração, além de suas palavras, deve lá entrar porque suas instruções conduzem-nos ao objetivo mais elevado – rati, ou apego aos seus pés de lótus. Por sua graça, todos nossos desejos por perfeição espiritual são satisfeitos.


caksu-dana dila jei, janme janme prabhu sei

divya-jñana hrde prakasito

prema-bhakti jaha hoite, avidya vinasa jate

vede gaya jahara carito

ema-bhakti, amorosa devoção divina, pela qual a ignorância é destruída. As escrituras védicas cantam o seu caráter.


sri guru karuna-sindhu, adhama janara bandhu

lokanatha lokera jivana

ha ha prabhu koro doya, deha more pada-chaya

tuwa pade lainu sarana

(ebe jasa ghusuka tribhuvana)

Sri Gurudeva é o oceano de misericórdia, o maior amigo dos desamparados, a vida e alma de todos! Ó mestre, seja misericordioso! Ai de mim! Ó Gurudeva, dê-me sombra aos seus pés de lótus – pois a eles me rendi.
Sua fama se espalhará por todo os três mundos).


JAYA SRILA PRABHUPADA