sexta-feira, 24 de julho de 2009

Prosperidade em um mundo civilizado




Palestra dada par Srila Prabhupada no dia 19 de setembro de 1977
em Los Angeles; sabre o Srimad-Bhagavatam (1.3.14).



Tradução: Ó brahmanas, sob a nona encarnação, o Senhor, invocado pelos sábios, aceitou a corpo do rei Prthu, que cultivou a terra para produzir vários víveres, e por essa razão a terra ficou bela e atrativa.

Este verso se refere a Maharaja Prthu. Seu pai foi o rei Vena, e o pai de Vena foi Anga. O pai de Vena casou-se com a filha da morte personificada. isso indica que a família não era de boa estirpe. E como resultado do tal casamento nasceu um filho chamada Vena, que veio a ser um canalha de primeira classe. O pai de Vena tentou reformá-lo de várias maneiras, mas não conseguiu. O filho não se corrigia. Então, o pai ficou desgostoso e um dia deixou o lar sem que sua família ou oficiais do governo soubessem. Sem sua presença, passaram a ocorrer irregularidades no reino. Assim como temos experiência hoje em dia, se não há um governo forte, as canalhas, ladrões, contrabandistas e tantos outros elementos perturbadores proliferam. Eles sempre existem, mas nesse momento eles aproveitam a oportunidade. Tão logo haja alguma revolução, distúrbio político ou má administração de governo, esses elementos indesejáveis surgem. Assim, quando a pai de Vena Maharaja partiu de casa, o reino ficou turbulento. Então, as sábios e pessoas santas pediram à rainha: “Seu filho, embora seja indigno, deve se tornar o rei. Deve haver algum rei”. Assim, devido ao desejo das pessoas santas, este Vena tornou-se o rei.

Quando Vena se tornou o soberano, os canalhas e ladrões foram de imediato subjugados. Porque o rei era a maior canalha, os canalhas menores foram subjugados de imediato. Esse foi um dos benefícios de sua administração, porque ele era muito forte e cruel. Quando ele pegava um ladrão, imediatamente cortava-Ihe a cabeça. Assim, eles eram subjugados, mas ele mesmo era um canalha. Essa é a nossa experiência, “a razão está com os poderosos”. Se você é forte, então pode subjugar os fracos. Mas ele tornou-se muito perturbador, porque era um ateísta. Ele ordenava: “Deus não existe. Eu sou Deus. O que quer que eu diga. todas devem aceitar”. Ele disse aos sacerdotes: “Parem de executar cerimônias religiosas; isso não é necessário”. Dessa maneira, ele se tornou muito perturbador.

Então, certo dia, todos as sacerdotes e sábios vieram dar-lhe algumas instruções. “Meu querido rei, não é seu dever parar com todas as classes de atividades religiosas.” Assim como os governantes ateístas de hoje, ele dizia: “Por que vocês estão tentando pacificar a Deus? Eu sou Deus. Se vocês de fato são conscientes de Deus, então simplesmente ajam do acordo com minha ordem”. Quando as sábios e religiosos ficaram desgostosos, Vena foi morto pelo desejo deles. Eles eram tão fortes que, através de uma simples maldição, eles puderam matá-lo.

Depois que Vena foi morto, os canalhas e ladrões voltaram a aparecer. Então, do corpo de Vena, os sábios criaram dois filhos. Um deles foi mandado para a floresta, porque era exatamente como o pai. E o segundo foi o rei Prthu. que era uma encarnação dotada de poder por Deus. Ele provou ser um grande rei nesta Terra. Ele produzia alimentos em abundância. Do exemplo da vida do rei Prthu, pudemos entender como deve ser um bom governo. Prthu Maharaja foi um rei ideal.

A Terra não estava produzindo suficientes cereais, por isso ele a atacou dizendo: “Por que você não está produzindo?” Mãe Terra disse: “Porque as pessoas se tornaram demoníacas. Elas só comem, mas não fazem seu dever; portanto, diminuí a produção de cereais”. Este é um ponto muita importante. A terra pode produzir enormes quantidades de cereais. Não há questão de superpopulação, porque, devida à misericórdia de Deus, todas estão recebendo suficientes alimentos. Deus fornece alimentos a todos. Como costumo dizer, não há escassez de alimentas. Só essas pessoas que se dizem civilizadas e avançadas em ciência é que tem problemas de alimentação. Neste mundo há milhões de elefantes - eles estão comendo muito bem. Existem formigas, existem tigres, existem oito milhões e quatrocentas mil espécies de vida. De que eles se alimentam? As pessoas matam animais para comer, mas os animais não vêm a elas dizendo: “Estamos famintos — dê-nos alimento!” Jamais.

Devida ao arranjo da natureza, há alimentos para todos. As vacas comem grama, e fornecem-nos ótimo leite. E do leite podemos fazer centenas e milhares de preparações saborosas e nutritivas. Porém, somos tão tolos que, em vez de utilizar o leite, preferimos o sangue. Os cientistas sabem que a leite não passa de uma transformação do sangue. Pela vontade de Deus, a vaca dá cerca de vinte litros de leite diariamente, mas ela mesma não toma leite. Embora seja seu leite, ela não o bebe. Ela dá esse leite à sociedade humana: “Tome. Mas não me mate. Eu só como grama”. Mas os homens “civilizados” as matam. E ao mesmo tempo eles querem paz — vejam só esses tolos.

Sem pedirem nosso alimento, as vacas comem a grama que é dada por Deus. E nos dão a mais refinado alimento: o leite. Logo depois de nascer, a pessoa só pode beber leite. Assim, desde o início da vida, ela se mantém do alimenta dado por sua mãe, a vaca, mas essa pessoa depois a mata. Essa é a sua gratidão. Vejam só! E eles se dizem “civilizados”.

Portanto, não há problema de escassez de alimento. Conforme mãe Terra disse ao rei Prthu, era ela que estava restringindo a quantidade de alimento. Quanta mais as pessoas se tornam pecaminosas, mais há escassez de alimento. Essa é a lei da natureza, No final dessa era em que vivemos, não haverá mais cereais. Afirma-se isso nas escrituras sagradas. Não haverá cercais, nem frutas, nem leite, nem açúcar. Todos terão de se alimentar de carne e sangue. Nessa ocasião, estando famintas, as pessoas matarão os próprios filhos e comerão sua carne e sangue. Este dia está chegando. Essa é uma civilização muita horrenda. Ela só pode ser salva através da divulgação desse movimento da consciência de Krsna. Não há outra maneira.

Nossa primeira restrição é que não se deve comer carne. Consumo de carne, intoxicação, jogos de azar e sexo ilícito são as atividades mais pecaminosas. Esses são os quatro pilares da irreligiosidade. Como alguém pode pensar em Deus enquanto está numa condição pecaminosa? Deus não é barato. Segundo a sistema desses patifes, a pessoa pode fazer qualquer coisa, mas depois verá a Deus.

Esse disparate acontece hoje em dia. Deus é muito bondoso, mas se queremos permanecer pecaminosos, não poderemos ver a Deus. Deus é o mais puro. Então, como podemos nos aproximar dEle sendo impuros? Isso não é possível.

A questão é que se a população do mundo se torna pecaminosa, então a natureza não supre suficientes alimentos. Ela diminui o suprimento. Temos experiência disso. Em alguns lugares, vemos que em certos anos há superprodução de frutas. Elas custam muito barato. Mas em alguns anos não há suprimento. Às vezes há superprodução de cereais e às vezes há falta. Essa é nossa experiência.

Portanto, se mantivermos as coisas em ordem, de acordo com os preceitos das escrituras sagradas, teremos suficientes alimentos. Não há questão de escassez. Mas se as pessoas são pecaminosas e demoníacas, então o suprimento de alimentos por fim cessará. Ninguém pode produzir alimentos em fábricas. Elas podem produzir carros para consumir todo o petróleo da Terra, e então as pessoas não terão mais gasolina. Depois, eles jogam fora todos esses carros e vão em busca de alguma nova invenção. Isso eles podem fazer. Porém, através desse avanço científico, não se pode produzir alimentos.

Isso aconteceu no passado. Porque o pai de Prthu Maharaja era um demônio e parou com todas as atividades religiosas, as pessoas se tornaram demoníacas e por isso houve falta de alimentos. Então, Prthu Maharaja fez os devidos arranjos para mudar essa situação. Prthu Maharaja fez com que toda a sociedade se tornasse religiosa, consciente de Deus, e tudo se tornou belo.

Pode-se fazer a mesma coisa agora. Se as pessoas se tornarem conscientes de Krsna, o mundo inteiro se tomará belo como o mundo espiritual, sem nenhuma ansiedade. Isso é possível, se seguirmos a lei da natureza. Quando, por exemplo, alguém se torna criminoso, a polícia não o deixa em paz. Mas isso é um serviço dispendioso para o governo, porque requer um contingente adicional de policiais, administradores e assim por diante. Mas se as pessoas se tornarem honestas, conscientes de Deus, então os gastos serão reduzidos, e o dinheiro economizado será usado para espalhar a consciência de Krsna. Então o mundo inteiro se tornará tal qual ele era nos dias de Prthu Maharaja.

Desse modo, Prthu Maharaja era um ótimo rei. Ele não apenas ajudava a produzir alimentos suficientes, mas também verificava que todos os homens tivessem empregos. Não havia desemprego. Todos devem estar ocupados. Hoje em dia, a despeito de tanto avanço tecnológico, existem milhares e milhares de desempregados. É dever do governo garantir que todas tenham trabalho. Todos devem ter algum meio de manutenção. Esse é um bom governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

हरे कृष्णा हरे कृष्णा = hare krsna hare krsna
कृष्णा कृष्णा हरे हरे = krsna krsna hare hare
हरे राम हरे राम = hare rama hare rama
राम राम हरे हरे = rama rama hare hare
Sri Guru-carana-padma

Os pés de lótus de Sri Guru

Srila Narottama dasa Thakura


sri guru-carana-padma, kevala bhakti-sadma

vando mui savadhana mate

jahara prasade bhai, e bhava toriya jai

krsna-prapti hoya jaha ha’te


Os pés de lótus de Sri Gurudeva são o depósito de riquezas de sri, prema-bhakti imaculada por Krsna. Mui cuidadosamente adoro e sirvo estes pés de lótus (gurupada padma). Por sua misericórdia, ó irmão, qualquer um pode atravessar este vasto oceano de miséria e alcançar os pés de lótus de Sri Krsna.


guru-mukha-padma-vakya, cittete koriya aikya

ara na koriho mane asa

sri guru-carane rati, ei se uttama gati

je prasade pure sarva asa



Ele me concede a dádiva da visão transcendental e ilumina o meu coração com conhecimento transcendental. Ele é meu mestre nascimento após nascimento. Dele emana prAs palavras que emanam da boca de lótus de Sri Gurudeva devem ser abraçadas dentro do coração. Nenhuma aspiração, além de suas palavras, deve lá entrar porque suas instruções conduzem-nos ao objetivo mais elevado – rati, ou apego aos seus pés de lótus. Por sua graça, todos nossos desejos por perfeição espiritual são satisfeitos.


caksu-dana dila jei, janme janme prabhu sei

divya-jñana hrde prakasito

prema-bhakti jaha hoite, avidya vinasa jate

vede gaya jahara carito

ema-bhakti, amorosa devoção divina, pela qual a ignorância é destruída. As escrituras védicas cantam o seu caráter.


sri guru karuna-sindhu, adhama janara bandhu

lokanatha lokera jivana

ha ha prabhu koro doya, deha more pada-chaya

tuwa pade lainu sarana

(ebe jasa ghusuka tribhuvana)

Sri Gurudeva é o oceano de misericórdia, o maior amigo dos desamparados, a vida e alma de todos! Ó mestre, seja misericordioso! Ai de mim! Ó Gurudeva, dê-me sombra aos seus pés de lótus – pois a eles me rendi.
Sua fama se espalhará por todo os três mundos).


JAYA SRILA PRABHUPADA